quinta-feira, 16 de abril de 2009

O Ensino de Educação Física

Sabe-se que o Ensino de educação Física hoje aborda muitos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo, do movimento.
A Educação Física é fundamental para o desenvolvimento de afetos e emoções, na expressão de sentimentos, noção espacial, espaço-temporal e com a finalidade de lazer. Conteúdos esses, que auxiliam imensamente no processo de aprendizagem da criança como um todo e oferecem por meio de jogo, esporte, dança, ginástica e luta, benefícios fisiológicos e psicológicos que possibilitam ao aluno o acesso a conhecimentos práticos e conceituais que levará consigo para toda a vida, que irá contribuir para a construção do conhecimento de sua motricidade e irá oferecer instrumentos para que seja capaz de aprecia-la e criticá-la.
Pensando dessa maneira, ao aprender, o aluno passa a conhecer que é condição humana analisar, organizar, identificar, contextualizar e relacionar as fontes de conhecimento. Esse aprendizado envolve processos peculiares, individuais de elaboração e reelaboração, construção e reconstrução, criação e recriação de uma forma ativa e crítica de um conhecimento.
No início da escolaridade, o aluno possui uma enorme necessidade de movimentar-se, e estão adaptando-se à períodos mais longos de concentração em atividades escolares, e muitas vezes, além do período de intervalo, a criança não tem outra oportunidade em movimentar-se a não ser na hora das aulas de Educação Física, isso gera uma excitação no aluno, que torna difícil o desenvolvimento da aula. Então, cabe ao professor ensinar o grupo a organizar-se, pois, isso também um objeto de ensino e aprendizagem; distribuir-se no espaço, organizar-se em grupos, arrumar materiais, são procedimentos que favorecem o desenvolvimento das capacidades e habilidades que se espera para essa idade.
As atividades de ocupação de espaço, os jogos, devem ter lugar de destaque nos conteúdos, pois permitem que se ampliem as possibilidades de se posicionar melhor e compreender os próprios deslocamentos, construindo representações mentais mais elaboradas.
Define-se que o conhecimento ao qual a Educação Física se propõe, firma-se numa concepção de aprendizagem que parte de situações globais, amplas e diversificadas em direção às práticas corporais sociais, mais significativas que exigem movimentos mais específicos, precisos e sistematizados. É importante incluir no processo de aprendizagem, além das questões relativas ao movimento em si, os contextos pessoais, culturais e sociais que extrapole a própria situação escolar.
Hoje a Educação Física trabalha a complexidade das relações entre corpo e mente num contexto sociocultural, seu princípio é a igualdade de oportunidades para que todos os alunos possam desenvolver suas potencialidades.
Para que o aluno avance em suas aprendizagens, o professor deve criar situações que solicitem dele a resolução de problemas, seja no plano motor, na organização de estratégias na elaboração de uma regra. Para tanto, as atividades a serem escolhidas pelo professor devem atender as necessidades dos alunos para aquela faixa etária.
Conclui-se que ao assumir que a cultura de movimento produz-se e transforma-se diferentemente em função de significados e intencionalidade específicos, não é possível defender o desenvolvimento da Educação Física escolar de um modo unilateral, centralizado e universal. Pelo contrário, defende-se que a Educação Física escolar deva trabalhar com grandes eixos de conteúdos, resumidos e expressos no jogo, esporte, ginástica, luta e atividade rítmica. A própria tradição da Educação Física mostra a presença esses conteúdos – ou, pelo menos, de parte deles – em todos os programas escolares, e esse fato não pode ser explicado por mera convenção ou justificado por necessidades orgânicas do ser humano. Afirmar que a ginástica existe porque faz bem ao corpo implica reduzir e explicar um fenômeno histórico pelo seu benefício, trocando a conseqüência pela causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário