quinta-feira, 16 de abril de 2009

O Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil.

Sabe-se que na educação infantil, as crianças ainda não estão alfabetizadas, então, elas deverão vivenciar experiências, interagir com o meio natural e social. Desta maneira elas aprendem sobre o mundo, procurando respostas às seus questionamentos, porque elas são muito curiosas e investigadoras.

Muitos temas interessantes podem ser trabalhados com as crianças, histórias de outros tempos, heróis, castelos, pequenos animais e outros. É importante que o professor propicie às crianças as explorações de idéias e depois compare-as com as que são propostas pela ciências. Bem como não utilizar muito a terminologia técnica que poderá dificultar maior compreensão por parte dos pequenos.

Deve-se ter cuidado ao trabalhar os conteúdos, ao elaborar as atividades, pois muitas vezes os temas não ganham a profundidade nem a importância e cuidado necessário e acabam por não oferecer a construção de conhecimento das crianças, deixando de valorizar até mesmo o que elas já sabem.

O trabalho com os conhecimentos oriundos das Ciências Humanas e Naturais, deve ser voltado para a ampliação das experiências das crianças e que assim elas possam construir conhecimentos diversos a respeito do meio social e natural.

As crianças tomam consciência do mundo, de maneiras diferentes a cada etapa de seu desenvolvimento, as transformações que acontecem em seu pensamento influenciam no desenvolvimento da linguagem e suas capacidades de expressão.

Em seus primeiros anos de vida a criança constrói conhecimentos práticos, com vivências e ações do seu dia- a - dia, na creche ou jardim de infância e também no convívio com a família. Pois suas representações e noções sobre o mundo estão diretamente associadas aos objetos concretos, da realidade conhecida, observada, sentida e vivenciada.

Afirma-se que quanto maior a variedade de experiências cotidianas pelas quais passam as crianças, maior também será o processo de reconstrução que propiciará mudanças positivas nas estruturas de pensamento e linguagem delas.

É por meio do brincar, do faz - de - conta que as crianças refletem sobre o mundo, constroem novos significados, constroem s conhecimento sobre si mesmas, sobre outras pessoas, sobre lugares, formulam hipóteses e fazem seus questionamentos.

É de extrema importância que a escola de educação infantil, bem como os educadores que ali trabalham, tenham os objetivos claros ao se trabalhar com os pequenos.

Explorar o ambiente, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas, objetos diversos, estimulando a curiosidade e o interesse, isso para as crianças de zero a três anos. Já para as crianças de quatro a seis anos, deve-se garantir que elas aprendam a interessar-se pelo mundo social e natural, imaginar soluções para compreendê-lo. Estabelecer algumas relações sobre o modo de vida de seu grupo social e de outros grupos, estabelecer relações entre o meio e as formas de vida que ali se existam, valorizar a preservação das espécies e qualidade da vida humana.

Para que os objetivos sejam alcançados, deve-se oferecer às crianças atividades que envolvam brincadeiras, jogos, canções, explorações de diferentes objetos, conhecimento do próprio corpo por meio do uso da exploração de habilidades físicas, motoras e perceptivas.

Conclui-se que são muitos os papéis do professor; ele é o facilitador, que cria ambientes propícios para uma boa aprendizagem, também o catalisador, que desperta o poder intelectual da criança, estimula e a encoraja, o consultor que observa, ouve, espera o tempo necessário para que a criança reflita sobre o problema e com sua ajuda consiga resolve-lo. E o de modelo, que expõe para as crianças a importância da criatividade, da persistência, e curiosidade de aprendizes que foram bem sucedidos. Não pode-se esquecer que esse professor modelo deve realmente ser um modelo para seus alunos,pois as crianças procuram imitar as atitudes de seu professor. Portanto, essa influência deverá agregar valores às crianças, não o contrário.

Não se pode esquecer também que o professor irá avaliar seu aluno, para tanto deverá refletir ao fazer tal avaliação, pois ela é diária, contínua e processual. É importante que ele conheça muito bem o processo de aprendizagem ao qual se encontram os alunos. Para isso ele deve contar com seus registros, prática essa, que tem de se fazer presente, diariamente na vida do professor. O registro é um documento da vida escolar de todos, por isso contém informações preciosas sobre a aprendizagem de toda a turma. Vale lembrar, que esses registros são realizados para cada aluno individualmente, pois cada criança tem seu ritmo de construção de conhecimento e suas peculiaridades, que necessitam ser respeitadas.


4 comentários:

  1. interesante todo ese artigo
    tbem faço pedagogia na UNOPAR...

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  2. Muito interessante mesmo, usarei como base no meu trabalho escolar, estou fazendo formação de professores, você também deve ter feito, não é mesmo?! =)

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  3. Muito bom, irei aproveitá-lo para meu trabalho pois, estou um pouco perdida, obrigada pela ajuda. Sou aluna de Pedagogia na FTC.

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  4. Gostei do trabalho. Estou cursando pedagogia na Unopar tbm e confesso que muitas vezes, fico perdida em lidar com questões tão importantes para o desenvolvimento e crescimento de uma criança.
    Depois de ler todo o seu trablho, consegui captar melhor as idéias.
    Valeu!

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