quinta-feira, 16 de abril de 2009

O Erro do aluno e as posturas adotadas pelo professor

Sabe-se que o castigo escolar quase sempre esteve relacionado ao erro. Essa concepção de Ensino e Aprendizagem pressupunha que a aprendizagem acontecia de maneira cumulativa, apoiava-se na idéia de estímulo e respostas, memorização, repetição, enfim, fixar na memória, sem considerar de como se dava a construção do conhecimento. Portanto, o erro era evitado a qualquer custo para não ser fixado.
Quando o aluno errava, era castigado fisicamente e ridicularizado perante os colegas. Os professores não procuravam saber a origem do erro, mesmo porque não estavam preparados para isso. A Educação era muito Tradicional , não havia reflexão a seu respeito. Então, os professores “ensinavam” da mesma forma que haviam aprendido.
Quando a Prática Pedagógica de qualquer professor é analisada, pode-se observar que por trás das suas ações, existe um grupo de idéias que as orienta. Muitas vezes, o professor não tem consciência das suas concepções e idéias, mas elas estão presentes em sua prática.
Após tantos anos de estudos acerca de como se dá a aprendizagem e inúmeros cursos de capacitação aos professores, a concepção de ensino-aprendizagem mudou. É certo que o processo é lento, porém já fez grande progresso.
Hoje, o aluno é considerado como um sujeito protagonista do seu processo de aprendizagem, alguém que vai transformar a informação para poder assimilá-la. Ele é capaz de refletir, inferir, estabelecer relações, processar e compreender informações, tranformando-as em conhecimento próprio, ou seja, construindo seu próprio conhecimento.
Para que o processo de aprendizagem aconteça, haverá certamente “erros”, considerados cosntrutivos para que a criança construa seu conhecimento, esses erros são fundamentais para o professor fazer seu diagnóstico, fazer planejamentos, elaborar as atividades e refletir sobre as intervenções que fará, para que o aluno avance em sua aprendizagem.
É possível que ainda hoje em pleno século XXI, haja professores que castiguem seus alunos veladamente, porém, são minoria pois o professor já compreendeu que seu papel não é apenas de passar informações, mas, sim o papel de mediador, buscando sempre situações de aprendizagens positivas, desafiadoras, que propiciem aos alunos o avanço em sua aprendizagem.






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